Em visita ao Brasil, o príncipe britânico Andrew Christian Edward, filho da rainha Elizabeth II e representante especial do Reino Unido para Comércio e Investimentos Internacionais, esteve ontem nas instalações da nova filial da empresa Wellstream, na Ilha da Conceição, em Niterói. O prefeito Godofredo Pinto (PT), juntamente com o presidente da fábrica no Brasil, Luiz Antônio Gomes, e o deputado estadual Rodrigo Neves (PT), recepcionaram a autoridade e apresentaram a terceira filial, primeira no Brasil.
Especializada na fabricação de dutos para uso da indústria petroquímica, a Wellstream vai investir R$ 180 milhões até 2008. A nova sede vai representar 56% do capital, que virá principalmente dos acordos comerciais fechados com a Petrobras.
"Esse é um mercado em expansão. Estão previstos para o próximo ano investimentos de U$ 50 bilhões no setor, dos quais U$ 2 bilhões serão empregados na compra de dutos flexíveis", garante Luiz Antônio.
O príncipe ressaltou a importância do bom momento de cooperação econômica entre Brasil e Reino Unido. Segundo ele, a troca de experiências e tecnologias, principalmente no setor de petróleo e gás, têm estreitado os laços entre as duas nações. "O Brasil é uma referência na extração de petróleo no mundo e temos interesse no desenvolvimento de tecnologias. Geralmente, a gente sempre comparece às inaugurações. É melhor ainda conhecer um negócio que está pronto e em condições de produzir", afirmou Andrew.
A localização estratégica - próxima às bacias de Campos e Santos - e os incentivos fiscais oferecidos pelo poder público municipal facilitaram as negociações, que começaram em 2003. Durante visita à Escócia, o então secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Neves, esteve reunido com empresários e relatou os benefícios da instalação das fábricas em Niterói. Dois anos depois, durante a Fenashore, foi anunciada a vinda da Wellstream para a cidade. "A empresa na cidade representa muito. Sua implantação resultará na melhoria do Produto Interno Bruto do País e aumentará a participação de Niterói nas exportações brasileiras", analisou.
Godofredo Pinto explicou que a redução pela metade do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) que pode cair de 5 para até 2% dependendo do ramo de atividade é importante para disputar a instalação das empresas. "Esse foi um grande ganho para a cidade, que vai consolidá-la no setor offshore. E isso é um ciclo, quando uma empresa vem, acaba atraindo outras", admitiu.